Pages

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sobre o consumismo e o consumo consciente


2013 e 2014 pelo menos aos meus olhos, foi o boom das compras aqui no Brasil, com o estouro dos sites chineses, as inúmeras parcerias de estilistas com marcas de fast fashion, e a vinda para chegada da queridíssima forever 21 no Brasil, as brasileiras se viram com um monte mais de opções para fazer suas compras. E é fácil se levar pelas várias novas opções e fazer várias compras impulsivas e se ver com 10 regatas brancas iguais no guarda-roupa.
Existe uma frase que eu já escutei toda mulher falar: "ai eu não tenho roupa para usar". E ai chora e ai vai no Shopping e compra um monte de peças que estão na última moda, mas não melhora a nada a situação e na próxima estação todas essas peças que foram super tendência estarão no fundo do guarda-roupa junto com as outras. Digo isso por que eu também já fiz isso, ainda mais comprando no Aliexpress, mas ai lendo alguns blogs que falavam de consumo consciente comecei a refletir, nós não temos roupa para usar ou na verdade não fazemos escolhas sensatas? Ou não conhecemos as opções que nosso guarda-roupa pode oferecer?

Existe um livro francês que alega que uma mulher apenas precisa de dez peças coringas no armário e está feita (calcinha não conta né? espero..), e vi uma americana que fez um projeto chamado "40 cabides" ela apenas teria 40 peças de roupas que era o tanto de cabides que vinham no pacote. E 40 peças de roupa é roupa pra caramba. E nem vem com a desculpinha que não da pra se vestir bem só tendo isso, hoje em dia é ostentação quem tem mais peças de roupas, ostentação não seria quem consegue fazer o melhor uso do seu guarda-roupa? Separei algumas dicas para você pelo menos tentar uma, e tentar um ponto de vista diferente, indo em contrapartida a essa tendência de quanto mais melhor.

Faça uma limpeza no seu guarda-roupa a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano: O primeiro passo para conhecer seu guarda-roupa e fazer escolhas melhores é se livrar de tudo o que você não usa, para as muito apegadas, uma vez por ano é uma frequência boa, tire todos os itens do seu guarda-roupa e reflita: essa roupa cabe em mim? eu usei essa roupa no último ano? Essa peça se adequa ao meu guarda-roupa e consigo fazer combinações com ela? Se a resposta para qualquer dessas perguntas for não, então pode separar para doação! Você vai acabar lembrando de várias peças de roupas que você nem lembrava que existia e acaba ajudando alguém que passe necessidade.



Tenha uma breve reflexão antes de comprar qualquer coisa: Eu sei muito bem que na hora que você coloca os olhos naquela peça na última moda dá aquela emoção, as lágrimas nos olhos,  mas reflita um pouco: eu preciso dessa peça? Eu conseguiria fazer cinco looks com essa peça? Eu conseguiria usar essa peça depois que a moda passar? Pode te salvar de desperdiçar seu dinheiro e ficar presa com uma peça que se ontem foi super trend, amanhã é super trash. Procure peças duradouras que serão um investimento e não um impulso. Sei a delícia de fazer compras, mas deveria também ser uma delícia toda a parte de se arrumar e montas as combinações. As vezes blogs e revistas de moda acabam passando a imagem que você só pode ser feliz se tiver um guarda-roupa enorme com todas aquelas peças que "só vou ser feliz se eu tiver". 





4 comentários:

  1. Adorei o post, ultimamente ando fazendo umas 'limpas' no guarda roupa bem mais frequentemente, é incrível o número de coisas que compramos, usamos poucas vezes e nunca mais pegamos de novo. www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gabriela brigada! e não é assim mesmo? cada dia mais vamos consumindo só por consumir mesmo

      Excluir
  2. Camila, e vc, vai topar o desafio? Eu to criando coragem. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já topei! já fiz uma super limpa nas minhas listas do ebay e aliexpress e to aos poucos me livrando de coisas do meu armário :D

      Excluir